O que é a Síndrome da Dor Complexa Regional? A síndrome da dor complexa regional, também conhecida como distrofia simpatico-reflexa, é uma condição que causa dor forte e que não melhora. Ela normalmente afeta apenas um dos braços ou uma das pernas após uma lesão no mesmo membro.
Na Distrofia de Duchenne existe um defeito genético no gene da distrofina ou gene DMD, não sendo produzida a proteína distrofina. Esta proteína é muito importante para que a fibra muscular funcione e a sua ausência leva a uma perda progressiva das fibras musculares e a uma incapacidade de estas se regenerarem.
A distrofia muscular de Duchenne é diagnosticada pela realização de testes genéticos (testes de DNA) em uma amostra de sangue para identificar mutações no gene da distrofina.
A Distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética ligada ao cromossomo X. A Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença muito comum nos homens, determinada por um alelo recessivo localizado no cromossomo X, que codifica a proteína distrofina.
Quando na idade adulta, sabe-se que pacientes com DMD possuem sobrevida em torno dos 18 aos 25 anos e vão a óbito por comprometimento cardíaco ou insuficiência respiratória. Os casais em risco que desejam ter seus próprios filhos podem se submeter ao diagnóstico pré-natal (DPN).
A distrofia muscular congénita de Ullrich (UCMD) é caracterizada pela apresentação precoce, de fraqueza muscular generalizada e lentamente progressiva, contracturas múltiplas das articulações proximais, hipermobilidade marcada das articulações distais e inteligência normal.
Embora se saiba que cerca de 2/3 de todos os casos de distrofia muscular progressiva sejam herdados da mãe, um terço ocorre por mutação nova, por um erro genético na formação da criança. Como a mãe não é portadora, não há risco para futuros filhos que possa ter.
A distrofia muscular de Becker é uma doença neuromuscular caracterizada por progressiva perda de massa muscular e fraqueza, por degeneração do músculo esquelético, liso e cardíaco.
03 - Quanto à distrofia muscular de Becker, é correto afirmar: a) É a forma mais maligna das distrofinopatias.
A distrofia muscular distal provoca fraqueza e atrofia dos músculos conhecidos como ditais, como antebraços, mãos, pernas e pés. Geralmente, a distrofia muscular distal progride lentamente e afeta menos músculos do que outras formas de distrofia muscular.
A Atrofia Muscular tem tratamento e pode ser facilmente diagnosticada. Caso você identifique sintomas como fraqueza muscular, dores no corpo, dificuldade de se movimentar e diminuição do tamanho dos músculos, fique atento e agende sua consulta médica.
Distrofia miotônica é uma distrofia muscular rara. Esse distúrbio afeta a capacidade de relaxar os músculos voluntariamente. Miotonia se refere a retardo no relaxamento após uma contração muscular, o que pode causar rigidez muscular.
O que é a atrofia muscular e quais são os tipos mais comuns?
A eletroestimulação é indicada para alguns casos específicos de atrofia muscular. Quando ocorre perda da inervação, como em uma atrofia espinhal, o músculo necessita de um estimulo de pequenas correntes elétricas. Esse tratamento é usado apenas quando o paciente não consegue contrair os membros de forma voluntária.