Conceito: OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados,organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc... ... É importante, pois possuem alteração em trechos do genoma realizadas através da tecnologia do RNA/DNA recombinante ou engenharia genética.
Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que mostre uma característica que não tinha antes. Na natureza, as alterações ou mutações naturais ocorrem com frequência.
Os cientistas adicionam o gene de um vegetal, animal, bactéria ou vírus e, assim, dão novas características à espécie modificada. A modificação genética é feita para que o organismo obtenha características diferentes das suas, como melhora nutricional em alimentos ou para tornar uma planta mais resistente a pragas.
A história dos organismos geneticamente modificados começou em 1953, com a descoberta do DNA. Na década de 70, o advento das enzimas de restrição permitiu a seleção de genes de interesse e sua transferência para outras espécies que se queria modificar.
Plantas, animais e microrganismos transgênicos — estes últimos, em geral, denominados microrganismos geneticamente engenheirados — têm sido produzidos em espécies de valor comercial, principalmente a partir da década de 1980. As primeiras plantas transgênicas foram utilizadas na China no início da década de 1990.
Primeiros grãos de soja transgênica chegaram ao Brasil de forma ilegal na década de 90. ... O Estado do Rio Grande do Sul, por onde o grão entrava de forma ilegal, contrabandeado principalmente pelo Uruguai e Argentina, foi protagonista dessa novidade na época.
A legislação brasileira exige, desde 2003, que os fabricantes de alimentos que contenham mais de 1% de ingredientes geneticamente modificados divulguem essa informação nas embalagens. Mas essa regra pode mudar em breve.
As bases dos transgênicos estão também no surgimento da tecnologia do DNA recombinante, desenvolvida em 1973. Nos Estados Unidos, as culturas transgênicas foram liberadas, junto com as primeiras sementes, em 1995. No Brasil, a aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) veio em 1998.
Os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais.
Segundo o estudo, a taxa de adoção de transgênicos no Brasil é de 93%, considerando as quatro culturas para as quais essa inovação está disponível (soja, milho, algodão e cana-de-açúcar). Ao olhar separadamente para cada uma delas, ela chega a 96% na soja, 89% para o milho e 84% para o algodão.