O jogo de damas é um grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como: pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole.
definicoes Dama - a peça coroada após parar na última linha do tabuleiro. A dama fica com uma peça da mesma cor em cima para representá-la. Grande diagonal - a maior linha formada diagonalmente pelas casas escuras. Lance - o deslocamento de uma peça para outra casa.
Huizinga define jogo como: "uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida ...
“A CAPTURA DE PEÇAS” A captura no jogo de damas é obrigatória. Não existe o sopro. Duas ou mais peças juntas da mesma cor na mesma diagonal não podem ser capturadas. Pedra e dama tem o mesmo valor tanto para capturar quanto para serem capturadas.
E, além da presença de um jogador, são característica de um jogo: possuir adversário, ter um objetivo, ter condições de vitória e derrota ou empate, possuir regras e também ter interatividade.
Um jogo eletrônico ou jogo eletrónico, também chamado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, ou seja, aquele que usa tecnologia de computador.
Eles possuem as seguintes características: As partidas são geralmente rápidas (no máximo uma hora), a interação entre os jogadores é maior, os jogos são fáceis de aprender mas ao mesmo tempo dão espaço para muitas possibilidades de decisão do jogador, e os componentes são de excelente qualidade.
5 jogos de tabuleiro mais populares do mundo (ou não)
Jogos de Tabuleiro: uma forma lúdica de ensinar e aprender, bem como apresenta e possibilita uma reflexão sobre a aplicação prática dos jogos. Este projeto foi implementado com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Profissionalizante - Normal do Colégio Estadual Arnaldo Busato (EFMPN) de Coronel Vivida, Paraná.
O jogo de tabuleiro ou mesa é uma proposta de entretenimento que utiliza normalmente um tabuleiro e algum tipo de complemento, como dados, cartas ou fichas. Seguindo uma série de regras e instruções, os participantes têm que alcançar algum objetivo para obter a vitória.
Mundo Antigo Os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.