O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
O epicurismo - como o estoicismo - divide a filosofia em lógica, física e ética; também subordina a teoria à prática, a ciência à moral, para garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia. A filosofia é a arte da vida.
A morte é fundamental para Sócrates, porque permite que a alma se distancie novamente da matéria orgânica e, na esfera essencial, alcance o verdadeiro conhecimento; só então o ser será livre para atingir o saber em sua forma mais pura.
Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".
Como substantivo masculino, denota a não existência, o que não existe, o vazio. Na filosofia, existem duas concepções para o nada. ... Por definição, quando se fala de existência se fala da existência de algo. O nada não é coisa alguma, logo não existe.
Dessa maneira, em Sartre, o nada é que torna possível tanto a experiência da liberdade como também a da angústia, ou seja, ao sentir-se como nada de ser, totalmente ancorado na liberdade de escolha o Para-si experimenta a angústia.
1. Do nada. De lugar nenhum, sem esperar, inadvertidamente.
Significado de Nada. substantivo masculino Coisa nula, sem valor: transformou o nada em arte. O que não existe; o vazio: depois da morte, o nada. [Filosofia] Categoria filosófica que representa o não-ser, a ausência de existência: Sartre escreveu "O ser e o nada".
Nada é classificado como pronome indefinido, quando confrontamos duas frases do tipo: «o João deu alguma coisa (um livro)»/«o João não deu nada».
A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa. Geralmente, é precedida de uma expressão de negação, como “não ter” nada a ver. Importante ressaltar que a expressão nada haver existe, mas é muito pouco usual.
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”.
A dúvida de usar nada a ver ou nada haver pode ser de muita gente por aí. Na hora de escrever, ninguém quer fazer feio e cometer algum erro, certo? Se a ideia é dizer que uma coisa não apresenta relação com outra, o certo é usar “a ver”. Por exemplo: Essa roupa não tem nada a ver com você.
Haver e a ver são parônimos, ou seja, palavras que apresentam similaridade na grafia e produzem o mesmo som, mas têm significados diferentes. A expressão "ter a ver" ("não ter nada a ver", em sua forma negativa) vem normalmente seguida pela preposição com e é usada no sentido de "ter relação com".
5 sinônimos de ter a ver para 1 sentido da expressão ter a ver: Dizer respeito a: 1 corresponder, dizer respeito a, ser do interesse de, ter que ver, ter relação com.