Mas afinal, o que é ter saúde? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Ou seja, não basta eliminar ou prevenir doenças, sejam elas preexistentes ou não.
A constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.
Uma doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente o organismo e a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos.
A noção de saúde/doença vigentes está essencialmente pautada no modelo biomédico, que traz em seu interior, o entendimento de saúde, como ausência de doença, excluindo a dinâmica social e subjetiva do sujeito, o que culmina em um reducionismo biológico.
Assim, fica claro que tanto saúde quanto doença são condições multifatoriais e também subjetivas. No Código Internacional de Doenças (CID), as doenças são classificadas em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);