Em 354 da era cristã, enquanto Tiberius Claudius era imperador, 45 homens e 85 mulheres, todos suspeitos de feitiçaria, foram executados. A caça às bruxas continuou até o final do século IV (301 - 400), quando o católicismo se tornou religião oficial do Império Romano na década de 390's.
Na vila de Salém, em fevereiro de 1692, Betty Parris (nove anos) e sua prima Abigail Williams (onze anos), filha e sobrinha, respectivamente, do reverendo Samuel Parris, começou a ter ataques descritos como "além do poder dos ataques epiléticos ou de doenças naturais" por John Hale, o ministro da cidade vizinha de ...
Segundo uma lenda popularizada pelo humanista e escritor eborense André de Rezende (1500-1573), Évora teria sido sede das tropas do general romano Sertório, que junto com os lusitanos teria enfrentado o poder de Roma.
Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas e fantasia, praticar "doce ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações "assombradas", contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.
A jack-o'-lantern (do inglês Jack da Lanterna) é o apelido em língua inglesa dado a uma abóbora iluminada feita como enfeite para o Dia das Bruxas (ou Halloween, em inglês).
Samhaim ou Samaim (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos Eldianos. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas.
O Samhain (pronuncia-se 'souen' e significa 'o fim do verão') era um festival durante o qual o povo celta celebrava o fim do período de verão e se preparava para o início do inverno no hemisfério norte — ou seja, um período difícil para a obtenção de alimentos.
Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.