Pensamento: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos.
Crenças intermediárias: São os pressupostos subjacentes ou condicionais, ou seja, um conjunto de regras, atitudes ou suposições. Podem ser mais facilmente identificadas através de afirmações do tipo "se... ... Elas norteiam os comportamentos do sujeito, são muito imperativas e estão diretamente ligadas as crenças centrais.
As crenças centrais (ou nucleares) são entendimentos que as pessoas têm de si mesmas, sobre o mundo e sobre os outros, tão fundamentais e profundamente enraizados na psique que com pouquíssima frequência são questionados — isto é, são tomados como verdades absolutas.
Outro conceito da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), refere-se as crenças que são pensamentos “tão fundamentais e profundos que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas; (...) são consideradas (...) como verdades absolutas” (Beck, et.
Os esquemas são padrões de sentimentos, percepções e ações da pessoa em relação às situações da vida. ... A Terapia do Esquema busca atuar sobre as raízes desses sentimentos, por meio de técnicas emocionais, cognitivas e comportamentais.