A principal característica do programa era a concessão de empréstimos a juros baixos aos países europeus que aceitassem as condições impostas pelos norte-americanos.
As doações e empréstimos seriam feitos com base nas necessidades econômicas européias, dessa forma o Plano Marshall teve a aceitação por parte dos países da Europa Ocidental em 1948, no qual foi entregue aproximadamente 17 bilhões de dólares, os países que usufruíram do plano foram Inglaterra, Alemanha, Itália e França ...
O Plano Marshall foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, que foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados a ele da Europa, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Resposta. O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. ... Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
O Plano Marshall foi um plano para a reconstrução dos países europeus e do Japão, no pós - segunda guerra. Através dele os EUA encheram a Europa de dólares; impulsionou o dólar como moeda padrão e consolidou o capitalismo como sistema dominante.
O Cominform (“Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários”) e o Comecon (“Conselho para Assistência Econômica Mútua”) foram a resposta soviética para o Plano Marshall.
A URSS criou a COMECON (conselho de assistência econômica mutua)- a criação da Comecon resultou da necessidade estratégica de a URSS se defender da pressão econômica resultante da aplicação do Plano Marshall na Europa ocidental. A Comecon foi extinta em 1991.
As ações do Plano Marshall deram-se pela ajuda econômica dos EUA à Europa com um aporte de 13 bilhões de dólares na época, que hoje somariam mais de 140 bilhões com valores corrigidos. ... Os interesses estadunidenses em sua implementação foi o rolamento de uma dívida que seria paga posteriormente pelos países Europeus.