O cálculo da potência teórica leva em conta a altura da massa de água represada pela barragem, a gravidade local (10 m/s²) e a densidade da água (1 000 kg/m³). A diferença entre a potência teórica e a instalada é a potência não aproveitada.
Potência teórica É a potência estimada com base em propriedades físicas e consumo de combustível. Essa potência considera que toda energia térmica proveniente da combustão é convertida em energia mecânica (Equação 1).
Megawatt (MW) Unidade de medida de potência ativa em circuitos elétricos, igual a 1.
A potência total instalada por unidade geradora é MW = 700 MW. Assim, a potência não aproveitada em cada unidade geradora de Itaipu é 816,96 – 700 = = 116,96 MW.
Um megawatt é de 1 milhão de watts de potência. Os geradores de eletricidade são frequentemente medidos em megawatts de capacidade de geração de energia de pico. Então, um megawatt (MW) é equivalente a 1.
1 Megawatt-hora [MWh] = 1 000 Quilowatt-hora [kWh] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Megawatt-hora em Quilowatt-hora.
Como calcular consumo em kwh Para calcular o consumo por hora, deve-se multiplicar a potência em kW pela quantidade de horas em que um aparelho for utilizado. Este resultado será obtido em quilowatt hora ou kWh. Em seguida basta multiplicar a sua potência em kW pela quantidade de dias e horas em que ele foi utilizado.