O Movimento Iconoclasta ocorreu durante o Império Bizantino nos séculos VIII e IX, e representou um dos mais importantes conflitos político-religiosos contra a veneração, contemplação ou adoração de ícones e imagens de cunho religioso.
Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. ... Assim como aconteceu na arquitetura romana, a arquitetura bizantina também foi uma ferramenta política.
A questão iconoclasta foi uma disputa teológica que dividiu a Igreja Católica, até então una, em duas, criando o cisma do Oriente, com o Cristianismo Ortodoxo, que era a religião oficial de Constantinopla, e o Cristianismo Romano, religião oficial do Império Romano do Ocidente.
Resposta. O movimento iconoclasta, ou iconoclastia (derivado do grego, que significa quebrador de imagem), se refere a um grande movimento político religioso que ia contra a veneração de imagens religiosas durante o Império Bizantino que teve início no começo do século VIII, perdurando até o século IX.
A iconoclastia bizantina foi um fenômeno político-religioso ocorrido no Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, entre os séculos VIII e IX. O termo iconoclastia é composto por dois radicais da língua grega: “eikóne” (ícone), que significa imagem, e “klastein”, que significa quebrar, romper.
O primeiro levante iconoclasta aconteceu no ano de 730, quando o imperador Leão III publicou um édito ordenando a destruição de imagens. O interesse primordial dessa ordem era realizar a purificação do cristianismo e diminuir a influência dos monges que realizavam a fabricação dessas imagens.
Significado de Iconoclasta substantivo masculino e feminino Pessoa que destrói as imagens religiosas, símbolos ou monumentos. [Figurado] Quem não acredita no culto ou na idolatria de qualquer coisa ou pessoa. adjetivo Diz-se da pessoa que estraga ou destrói imagens religiosas, símbolos, monumentos artísticos etc.
A palavra ícone vem do grego eikon, que significa imagem, mas em nosso ramo essa palavra é usada para apontar um tipo específico de imagem.
Significado de Cristandade substantivo feminino Conjunto dos países ou povos cristãos. Qualidade do que é cristão.
i·co·no·fi·li·a a. 1. Paixão, culto ou grande entusiasmo por imagens.
Não poderíamos assinalar a Cristandade Medieval sem antes, rapidamente, marcar as primeiras comunidades cristãs. Era a Igreja formada pelos primeiros cristãos em áreas urbanas (forma organizada das cidades romanas), onde as transformaram (At 17,4).
Resposta: A escassez de moedas (quando voltou a ser fonte de riqueza) também foi um fator importante na crise do século XIV. Causada pelo comércio de mão única, onde os comerciantes europeus compravam do oriente e vendiam na Europa, as moedas de metais preciosos ficaram escassas, criando uma situação de crise.
Na Palestina, por volta de 26 d.C., Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém na Judéia. Na Galileia começou a pregar, sendo aclamado por alguns como o Messias.
O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.
O Cristianismo nasceu no século I, na região conhecida como Palestina. Criada por Jesus de Nazaré, a doutrina se espalhou ainda no período de expansão do Império Romano.
Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Este status é desafiado apenas por uma igreja, descoberta em Aqaba em 1998, que também data do século 3.
A Igreja de Deus começou em 19 de Agosto de 1886 na cidade de Monroe Tennessee, na Carolina do Norte.
Na segunda metade do século XIX, quem chegou foram os missionários americanos da Igreja Evangélica Luterana. Eles criaram escolas para divulgar o modo de ser protestante. Outra herdeira da reforma é a Batista, que veio para o Brasil com os imigrantes dos Estados Unidos em 1867.
Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essa vertente cristã foi trazida pelos holandeses, entre os anos de 1624 e 1625, e foi propagada principalmente entre os índios.
Martinho Lutero