Palavras que possuem, respectivamente, duas e três vogais juntas. Na separação silábica elas pertencem a uma mesma sílaba. Exemplos: cau-le, ân-sia, di-nhei-ro, trei-no, des-mai-a-do, U-ru-guai, sa-guão, Pa-ra-guai, a-ve-ri-guou, quais-quer, etc.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som), essas sílabas podem se juntar em uma única.
Um soneto é composto por 14 versos e cada um deles deve possuir a mesma métrica, isto é, cada um dos catorze versos deve apresentar o mesmo número de sílabas poéticas.
As sílabas em cada um dos versos são contadas até a última sílaba tônica; Quando uma palavra termina com uma vogal átona e a palavra seguinte começa por vogal também átona, as sílabas que contêm essas vogais serão combinadas em uma só sílaba métrica.
A contagem das sílabas gramaticais totaliza dez sílabas enquanto a contagem das sílabas métricas totaliza sete sílabas, que caracteriza um verso em redondilha maior ou heptassílabo. A rima é uma das responsáveis pela musicalidade e ritmo do poema. Ela é feita ao usar palavras com o mesmo fonema final em sequencia.
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. ... Metro = medida do verso.
Métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica.
Sílabas poéticas ou métricas