Segundo a lenda, Arquimedes disse aos aos seus conterrâneos gregos "Dê-me uma alavanca que moverei o mundo". Considerado um dos maiores cientistas da Antiguidade, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.
arquimedes
Parafuso de Arquimedes
Em 212 a.C., após sangrentas lutas, Siracusa rendeu-se às tropas romanas comandadas pelo general romano Marcellus Claudius. Durante o massacre, contrariando as ordens de Marcellus que pediu que poupassem Arquimedes e não destruíssem sua casa, um soldado romano aproximou-se de Arquimedes e o matou.
Arquimedes foi um físico, inventor e matemático grego. O cientista ficou muito famoso por causa de suas revolucionárias invenções. ... O Parafuso de Arquimedes, utilizado para elevar água, e as catapultas, armas de guerra, são exemplos de criações desenvolvidas pelo físico.
Bastava mergulhar a coroa e medir o volume de água que se movia, este volume deveria ser igual ao volume da coroa. Sabendo qual era sua massa e volume ele poderia calcular a sua densidade e, portanto, verificar se era ou não ouro puro. Esta descoberta o conduziu a um novo conceito da física.
Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é em expressa em quilograma por metro cúbico - kg/m3 (vide material “Sistema SI: Unidades, Símbolos e Prefixos” (2)).
DENSIDADE
E Arquimedes descobriu isso quando tomava banho em sua banheira, quando percebeu que a quantidade de água que transbordava era igual em volume ao seu próprio corpo. Concluiu que a coroa não era de ouro puro e que o ourives a tinha feito misturando os metais.
Parafuso de Arquimedes
O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso.
Resposta: Arquimedes foi um importante cientista, inventor e matemático grego. Nasceu na cidade de Siracusa (colônia grega na Magna Grécia) em 287 a.C. e morreu em 212 a.C., assassinado por um soldado romano. Fez grandes descobertas e invenções como, por exemplo, o parafuso, a roldana e as rodas dentadas.