EQST

O Que Fazer Questo De Algo?

O que é fazer questão de algo?

"Fazer questão de" é uma expressão idiomática que significa "considerar muito importante ou indispensável". Quando não fazes questão de algo é porque não consideras isso muito importante. Por exemplo: Eu ia hoje ao cinema, mas tive um imprevisto e já não pude ir.

O que significa a palavra questões?

Questões é o plural de questão. O mesmo que: disputas, perguntas, assuntos, inquisições, interrogações, litígios, problemas, quesitos.

O que são questões objetivas?

É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. ... As questões objetivas mais comuns são as de múltipla escolha, quando apenas uma resposta é certa, e de certo ou errado ou verdadeiro ou falso.

O que é abreviar as palavras?

Abreviatura é a representação de uma palavra através de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras. Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo.

O que é um questor?

Significado de Questor substantivo masculino Administrador financeiro na Roma antiga. Os questores coletavam impostos e supervisionavam o tesouro e a contabilidade do Estado.

Qual era a função do Questor?

Questor (do [latim] quaestor, procurador) era o primeiro passo na hierarquia política da Roma Antiga (cursus honorum). ... O mandato como questor dava acesso direto ao colégio do senado romano. Por serem os cobradores de impostos do império, eram mal-vistos pela população, pois eram "interventores".

Qual a função do grupo Questor?

Os questores eram uma classe de magistrados que tratava das finanças de Roma. Cuidavam dos recursos financeiros depositados no Templo de Saturno e eram consultados pelos cônsules na administração das verbas públicas e no gasto com campanhas militares.

Qual é a função dos tribunos da plebe?

Estes tribunos tinham o poder de convocar e presidir a Assembleia da plebe ("Concilium Plebis"), de convocar uma reunião do Senado, de propor novas leis, de intervir em nome dos plebeus em assuntos legais e, mais importante, de interpor um veto às ações dos cônsules e outros magistrados para proteger os interesses da ...

Quais são os tribunos da plebe?

O Tribuno da Plebe era uma instituição política criada na República Romana para representar os interesses dos plebeus perante o Senado, sendo um cargo exclusivamente ocupado por plebeus (ou seja, pessoas que não fossem de origem nobre) e de poderes relativamente amplos.

Quais os magistrados da República e suas funções?

OLÁ os magistrados eram: CÔNSULES: os cônsules comandavam o exercito ,administravam a cidade e presidiam o senado. PRETORES:eram responsáveis pela aplicação da justiça. QUESTORES: cuidavam da arrecadação dos impostos e das despesas públicas.

Quem elegia os magistrados?

Como cada centúria tivesse direito a um voto e houvesse 98 centúrias patrícias contra 95 centúrias da plebe, a soberania das elites estava garantida. Essa Assembleia elegia os magistrados e votava todas as leis. Formada pelas 35 tribos romanas: 31 rurais (às quais pertenciam as elites) e 4 urbanas (o proletariado).

Quais foram os magistrados do período romano?

Magistrados. Os principais magistrados romanos eram o ditador, o censor, o cônsul, o pretor, o edil, o questor e o tribuno da plebe. O ditador era superior a todos os outros cargos e era acompanhado por 24 lictores.

Quem eram os magistrados e os tribunos da plebe?

Os magistrados romanos eram oficiais eleitos da República Romana (509 a 27 a.C.). Os principais magistrados eram o ditador, cônsul, pretor, censor, edil, questor e o tribuno da plebe.

Quais eram as magistraturas?

As magistraturas se dividiam em ordinárias e extraordinárias, sendo que as primeiras se subdividem em permanentes e não permanentes. Constituíam a magistratura ordinária permanente o consulado, a questura, a pretura, edilidade da plebe, o tribunato e a edilidade curul.

Quais são os períodos de mandato de cada uma dessas magistraturas?

Cada magistério era constituído por dois magistrados, eleitos anualmente (com exceção dos censores-18 meses- e dos ditatores-6 meses), pelos censores, pretores e cônsules (centúrias) e pelos questores e edis (tribos). ... Havia as magistraturas patrícias (ditadura, consulado, pretura, edilidade, questura, etc.)

Qual era a magistratura mais importante?

Resposta: Os magistrados romanos eram oficiais eleitos na Roma Antiga. Durante o período do Reino de Roma, o rei de Roma foi o principal magistrado executivo com poder, na prática, absoluto: ele era o principal sacerdote, legislador, juiz e o único comandante do exército.

Quais são os três elementos da Constituição romana?

Resposta: A magistratura foi um dos três elementos básicos da República Romana. Os outros dois foram o Senado e o povo.

Quais são os poderes do imperador romano?

Os dois componentes mais significativos para o poder de um imperador eram os "poderes tribunícios" e os "poderes proconsulares". Os poderes tribunícios davam autoridade ao imperador sobre o governo civil de Roma, enquanto os poderes proconsulares lhe davam autoridade sobre o exército romano.

Qual era o poder do imperador romano?

Após o estabelecimento da Tetrarquia por Diocleciano, a palavra "césar" passou a designar os dois imperadores menores, e "augusto" os dois imperadores maiores. ... A posição real do imperador era em essência a de pontífice máximo (pontifex maximus) com poderes de tribuno e sobre todos os outros cidadãos.

Qual foi o imperador romano mais importante?

Caio Otávio Turino

Qual o maior imperador romano?

Augusto

Quem foi o primeiro imperador de Roma como ele conseguiu conquistar o poder?

Em 33 a.C., Lépido foi afastado do triunvirato, e o poder romano ficou entre Otávio Augusto e Marco Antônio, que buscou apoio de Cleópatra, governante do Egito, mas Otávio derrotou-o e tornou-se, em 31 a.C., o primeiro imperador romano.