Oceano Atlântico
Oceano Pacífico
azul
azul
azulada
A cor dos oceanos depende de como os raios de sol interagem com os componentes da água. As moléculas de água absorvem quase toda a luz solar, exceto a parte azul, o que significa que as regiões do oceano com menos vida têm um azul intenso.
O cião ou ciano é uma cor subtrativa (pigmento) primária e cor aditiva (luz) secundária, resultante da mistura das luzes azul e verde no sistema RGB, tendo como cor complementar o vermelho. Também chamado de verde-água ou azul-piscina.
Bolívia e Paraguai são os únicos países da América do Sul que não são banhados por Oceanos.
O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.
No domingo (08/6), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.
Embarque conosco nessa viagem e mergulhe também no fundo da Fossa das Marianas, no Pacífico, o local estudado mais profundo dos oceanos, atingindo uma profundidade de 11.
Acredita-se que os fitoplânctons são responsáveis por 70% de todo o oxigênio disponível na atmosfera. Devido a isso, as costas oceânicas abrigam a maior parte da biodiversidade marinha. Até os 200 metros de profundidade chega luz suficiente a todos os seres.
Na biologia marinha, o termo se refere ao ecossistema situado na região mais profunda dos oceanos, ou planícies abissais, para além do assoalho oceânico, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 7000 e 11000 metros, onde a luz do Sol jamais chega e a pressão chega a atingir 76 MPa.