Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);
Rococó é um movimento artístico nascido no século XVIII, na França, no contexto histórico do Iluminismo ou Século das Luzes. Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo.
Resposta. Resposta: caracterizado pelo uso de conchas laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura,escultura e pintura que também pode ser considerado uma reação da aristocracia e burguesia francesa contra a suntuosidade do barraco tradicional .
Recuperam-se materiais que até então tinham sido ignorados – madeira, argila, gesso, ouro e prata, porcelana (biscuit), este último foi o verdadeiro material do rococó, foi extremamente popular e o mais usado para a produção de pequenas esculturas.
a Arquitetura Rococó chegou já no início do século XIX. Para nós ela surgiu em forma de escultura de madeira e pedra-sabão, na pintura mural e na arquitetura.
Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
Alguns dos principais artistas do movimento neoclássico Europeu foram: Jacques-Louis David: (1748-1825) nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa; mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador.
O estilo Rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha. Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha como principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos.
Na primeira metade do século, em substituição aos modelos do academismo da escola bolonhesa dos Carracci, predomina o gênero nitidamente rococó, a chamada pintura fêtes galantes, graciosa luminosa e fantasista, tão bem representada por Watteau e Fragonard.
O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil.
Começou a ser criticada a partir de meados do século XVIII, com a ascensão dos ideais iluministas, neoclássicos e burgueses, sobrevivendo até a Revolução Francesa, quando então caiu em descrédito completo, acusada de superficial, frívola, imoral e puramente decorativa.
Principais características: - Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. ... - Valorização da simplicidade e pureza estética (principalmente na pintura) em contraste com os rebuscamentos, dramaticidades e complexidades do Barroco e do Rococó.
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.