EQST

O Que Fazer Quando A Justiça Gratuita E Negada?

O que fazer quando a justiça gratuita e negada?

99. O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso. O juiz pode indeferir por meio de decisão interlocutória ou na própria sentença. Se for por decisão interlocutória: o recurso cabível é o agravo de instrumento.

Quem tem direito ao benefício da justiça gratuita?

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

Quais seriam os documentos apresentados para comprovar a insuficiência económica da empresa?

Para comprovar o alegado, carrearam aos autos declaração de miserabilidade jurídica; extrato de Imposto de Renda; e declaração de inatividade empresarial.

Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais?

Vale destacar que o Superior Tribunal de Justiça já concluiu que a pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, tem direito ao benefício da justiça gratuita, desde que demonstre a impossibilidade de arcar com os encargos processuais. Nesse sentido é a Súmula nº 481/STJ[8].

É necessário juntar declaração de pobreza no Juizado Especial?

Com dito alhures, a parte pode formular o pedido de gratuidade processual, através de seu advogado, desde que, outorgue poderes especiais específicos para declarar e requerer a gratuidade processual. A declaração de pobreza não é requisito, para o deferimento do benefício, conforme extrai-se da leitura do art.

Como fazer uma declaração de Hipossuficiencia?

Modelo de Declaração de Hipossuficiência / Pobreza

  1. DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA.
  2. Eu, (NOME COMPLETO), brasileiro(a), (DADOS/QUALIFICAÇÃO), portador(a) do documento de identidade RG nº 0000.

    Como comprovar a situação financeira de uma empresa?

    4 dicas para avaliar a situação econômica e financeira da sua empresa

    1. Analise o Balanço Patrimonial. ...
    2. Faça uma análise conjunta à DRE. ...
    3. Saiba quais são os principais indicadores econômicos e financeiros. ...
    4. Conte com profissionais qualificados e experts no que fazem.