"União Aduaneira" - Adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. "Mercado Comum" - Elimina tarifas alfandegárias e permite a livre circulação de pessoas, capital e mão-de-obra entre os países membros.
Entre os blocos de livre comércio encontra-se o Mercosul (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Os membros do Mecosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A zona de livre comércio é um acordo comum em blocos econômicos que visa ampliar a troca de mercadorias entre seus membros. ... O efeito mais visível em uma zona de livre comércio é a redução ou eliminação das taxas de importação aplicadas a produtos oriundos dos seus integrantes.
Resposta: Blocos econômicos são a união de diversos países com o interesse de crescimento econômico e social, redução ou eliminação de impostos de importações e exportações durante a transação comercial, etc.
Megablocos econômicos. Um dos aspectos mais relevantes da globalização é a formação dos mercados comuns, os quais são também chamados de megablocos ou mercados regionais. Esses blocos econômicos são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países que os integram.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. ... Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países.