produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
A cal virgem obtida através da energia solar não difere da cal virgem obtida pelos atuais métodos de produção que utilizam queima de combustíveis fósseis, sendo assim, pode ser utilizada nos variados tipos de industrias que consomem este produto, com a vantagem de ter sido obtida por um processo que utiliza uma fonte ...
calcário
Os primeiros vestígios de produção industrial de Cal Viva surgem no Egipto, cerca de 3000 anos AC. De fato, as famosas pirâmides foram construídas com grandes blocos de calcário, ligados entre si por um cimento constituído por uma mistura de cal e gesso.
c. 3000 a. C. Os egípcios curtiam peles com cal e utilizaram calcário para construir uma das maravilhas do mundo: a Pirâmide de Quéops, com 137 metros de altura.
O processo todo se chama “calcinação”. Cal Hidratada: também chamada de Cal Extinta ou Cal Apagada. ... A técnica de adicionar água à cal virgem se denomina “extinção”, mas também é conhecida como “apagar, hidratar ou queimar” a cal.
John Smeaton
3. Armazenar o calcário a granel, no próprio campo, pode trazer algum problema em relação à qualidade do produto? Mito. O calcário armazenado a granel, no próprio campo, não terá diferença em sua qualidade química, comparativamente ao calcário ensacado, armazenado no galpão.