Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau. C: calor específico (cal/g. °C ou J/Kg.
O valor do calor específico depende da substância que constitui o corpo. Nesse caso, a água possui calor específico maior que a areia e, por isso, é necessária uma maior quantidade de calor para variar a temperatura de 1 grama de água do que para 1 grama de areia.
Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC. Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.
Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
“A capacidade térmica (C) é a razão entre a quantidade de calor (Q) recebida por um corpo e a variação de temperatura (ΔT) sofrida por ele.” Não pare agora... ... Ou seja, a cada 50 calorias que o corpo recebe, sua temperatura varia em 1ºC.
Com isto, qual é a potência? É a quantidade de joules dividida pela quantidade de segundos. Como demoramos 2 horas e meia, temos que multiplicar 2,5 pelo número de minutos em uma hora e após o número de segundos em um minuto, logo: t = 2,56060 = 9000 segundos.
Calorimetria é o ramo da Física que estuda as trocas de calor e os fenômenos relacionados com a transferência dessa forma de energia entre os corpos. Calorimetria é a área da Física responsável pelo estudo das trocas de energia térmica em forma de calor que ocorrem entre dois ou mais corpos e suas vizinhanças.
O que é? A calorimetria indireta é um exame destinado a avaliação da taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias por dia que o organismo gasta em estado de repouso.
A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.
O que é temperatura? Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.