Por esse motivo não existe uma única maneira de tratar bronquite canina, pois depende muito do caso do seu cachorro. Geralmente, a medicação inclui broncodilatadores, corticoides e algumas vezes também um antibiótico para bronquite canina.
“As crises podem ser desencadeadas por agentes infecciosos, como vírus ou bactérias, ou agentes externos como poluentes, cheiros fortes e cigarro”, explica. O principal sintoma dessa doença é o cachorro tossindo com frequência. Já a intensidade pode variar e durar dias ou até mesmo semanas, dependendo da gravidade.
Como fazer a nebulização em cachorro? O tempo de nebulização deve ser de 10 a 15 minutos - o que pode ser ser repetido várias vezes ao longo do dia. A quantidade de soro varia de acordo com peso e porte do animal.
7 – A inalação em cães pode e deve ser feita somente com soro fisiológico quando apresentam problemas respiratórios durante os dias de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração, mas sempre consulte seu veterinário de confiança antes.
Os medicamentos mais recomendados pelos médicos para serem utilizados no nebulizador (aerossolterapia) são:
Em animais com muita secreção nasal, nebulização ou lavagem nasal com solução fisiológica (instilando algumas gotas em cada narina) pode ajudar na fluidificação e eliminação da mesma. Mucolíticos, como a N-acetilcisteína ou a bromexina também podem ser utilizados.
O animal com pneumonia apresenta cansaço, tosse, perda de peso, secreção nasal e respiração ofegante. Os sintomas podem ser muito parecidos com os da rinotraqueíte, mas em geral são mais intensos e perigosos. Por isso, é importante prestar atenção em qualquer mudança de comportamento do seu animal.
Sintomas da gripe em gatos
É muito importante saber que, se não tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave, causando até a morte.
A pneumonia, uma inflamação aguda nos pulmões, muitas vezes, é causada por vírus ou bactéria. A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos.