Na concausa relativamente independente superveniente que por si só produz o resultado a conclusão é outra. Trata-se das hipóteses em que a causa efetiva do resultado é considerada um evento imprevisível, que sai da linha de desdobramento causal então existente.
Concausas absolutamente independente: quando a causa efetiva do resultado (exemplo: resultado morte) não se origina do comportamento concorrente, se sub divide em concausas preexistente, concomitante e superveniente. Preexistente: Tício às 20h, insidiosamente, serve veneno para Mévio.
A superveniência de causa relativamente independente não exclui a imputação quando, por si só, produz o resultado. A causa relativamente independente é aquela que se origina, ainda que indiretamente, do comportamento concorrente. Em outras palavras, as causas se conjugam para produzir o evento final.
A causalidade é o agente que liga dois processos, sendo um a causa e outro o efeito, em que o primeiro é entendido como sendo, ao menos em parte, responsável pela existência do segundo, de tal modo que o segundo é dependente do primeiro. ... Desta forma, estabelece a "causa" como o conteúdo fundamental da explicação.
existência de uma causalidade sociológica - isto só pode ser conseguido por recurso a uma problemática teórica (teoria) que selecione, estabeleça e interprete a relação lógica entre um conjunto de variáveis ou fenómenos.
Se o conhecimento causal do historiador consiste numa imputação de certos resultados concretos a determinadas causas concretas, então é impossível uma imputação válida de qualquer resultado individual sem a utilização de um conhecimento “nomológico” – isto é, do conhecimento das regularidades das conexões causais ( ...
Significado de Causação substantivo feminino Ato de causar; causa.
A causalidade é aquela que representa o motivo, a causa, pela qual uma ação aconteceu. A principal conjunção utilizada é o 'porque', entretanto, no próprio texto pode não haver uma conjunção e aí será necessário compreender o sentido de causa e efeito por si só, conforme o contexto.
Causa necessária e suficiente – é aquela que está presente sempre que algo ocorre, e este não acontece se ela não estiver presente. É, portanto, necessária para que o efeito ocorra, e somente ela é suficiente para tal.
Causalidade múltipla ocorre quando existem várias condições e circunstâncias concorrendo para determinado fato danoso, tornando difícil a percepção da causa necessária para criar o evento pernicioso.... móveis em virtude de uma chuva, que é evento natural, quebrando o nexo de causalidade direito e imediato.