Folha de pagamento é o nome dado a uma lista das remunerações pagas aos colaboradores de uma empresa. Também conhecido como holerite, o documento consiste na transformação das informações trabalhistas de cada funcionário em dados contábeis, para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto.
Ordenado (do latim "ordinatu-") é vencimento, salário, etc. Vencimento (de vencer+-mento) significa, entre outras coisas, ordenado, salário, expiração do prazo para o pagamento de uma letra.
O método de arredondamento é aplicado a decimais que excedam o número de decimais especificado para o formato numérico. Por exemplo, se o valor for de e o número de decimais para o formato numérico for definido para 2, o método de arredondamento aplica-se aos decimais 875.
Para a correta contabilização do Adiantamento, a mesma deve ser calculada como Folha: "Adiantamento", pois o sistema utiliza o VDB de Líquido do Adiantamento Quinzenal para a sua contabilização. Esta regra usa o VDB Líquido de Adiantamento Quinzenal.
Sua conclusão está correta. O PIS sobre a Folha de Pagamento de pessoas jurídicas imunes e das isentas deve ser contabilizado a débito da conta Despesas com Pessoal - Encargos Sociais, no grupo de "Despesas Administrativas", pois não se trata de contribuição incidente sobre as receitas.
Já as provisões de férias, como o próprio nome indica, são estimativas de gastos com as férias dos empregados. Elas devem ser contabilizadas mensalmente, pelo valor referente a 1/12 (um doze avos) da remuneração de cada funcionário, e devem atender ao princípio da competência.
A forma mais simples de se fazer a contabilização do recibo de férias consiste em considerar o valor pago a esse título como adiantamento. A apropriação do valor das férias nas respectiva conta de custo ou de despesas operacionais é feita com base na folha de pagamento.