O solo do fundo do mar é cheio de pontos quentes, locais em que o magma do interior da Terra pressiona a superfície do fundo do mar, formando vulcões. Esses vulcões no solo marítimo entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma uma ilha.
Um conjunto de ilhas que possuem a mesma origem e estrutura geológica é o que chamamos de arquipélago. Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas pelo oceano.
Geralmente, os arquipélagos descrevem um ecossistema marítimo com características comuns e algumas peculiaridades em cada ilha. De fato, há espécies que são endêmicas apenas em uma das ilhas do arquipélago. Um dos arquipélagos mais importantes é o das Ilhas Galápagos.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais. ... Os principais arquipélagos brasileiros são: Fernando de Noronha e Abrolhos.
O Brasil era considerado um arquipélago econômico durante o período colonial porque os portos eram fechados para o comércio internacional e a colônia mantinha relações apenas com Portugal. Por isso o Brasil era um arquipélago econômico, visto que sua economia não tinha nenhum desenvolvimento no mercado exterior.
Direto para sua pergunta: Por que o Japão é considerado um País-ilha? R:País arquipélago de tradições milenares, o Japão tem 378.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Seu clima, ao norte, recebe influência das massas frias e secas que se deslocam da Sibéria, da corrente fria de Oya Shivo (Curilas) e das monções de inverno, configurando um clima temperado frio.
De dezembro a março, uma corrente de ar frio da Sibéria que se dirige para sul e este atravessando as relativamente quentes águas do Mar do Japão gera grupos de nuvens que deixam cair neve sobre as montanhas da zona oeste da principal ilha do Japão, Honshu, e na ilha mais a norte, Hokkaido.
O relevo japonês é constituído por dobramentos modernos, devido a isso existem muitas montanhas, pelo menos 75% do território possui essa característica. ... Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.
Quanto aos aspectos naturais, é preciso destacar que o país é formado por um conjunto de ilhas vulcânicas – 3400 ao todo –, das quais se destacam quatro: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu, que são maiores e concentram a maior parte dos habitantes.
os principais problemas: Ciclones, ameaças de deslizamentos e ainda a cruel pesca predatória que, além de prejudicar o país economicamente, também possui uma reação social.
A principal razão pela qual, no Japão, pode-se beber água da torneira é tecnologia de purificação de água utilizada neste país. A água bruta (dos rios) é transformada em água da torneira (potável) em estações de purificação, onde também é feita a inspeção de qualidade da água.