Na sociedade capitalista, a educação pode ser entendida como socialização em geral (educação não-formal) ou escolarização (educação ou socialização formal ou escolar). O conceito de modo de educação expressa a forma como o processo de socialização (formal ou não) se concretiza numa determinada sociedade.
A partir dessas reflexões, concluiu-se que, a relação estabelecida entre capitalismo e educação, considerada por diferentes autores como prática social, se dá devido ao fato de ambos serem regidos pela lógica do capital e sua ideologia liberal.
Resposta: Sob o capital, os indivíduos adotam os interesses do sistema como seus próprios interesses. A função da educação numa economia capitalista é de ser importante na promoção do desenvolvimento econômico, promover a superação da crise.
Nossa sociedade esta atualmente vivendo uma grande transformação que surgem conforme as tecnologias avançam, a tecnologia e seu fácil acesso esta alterando as áreas de utilização de bens naturais entre tantas a economia a vida social cultural e as relações politicas.
Para que o indivíduo que nasce nesse meio o compreenda, ele deverá aprender os aspectos culturais vigentes dessa sociedade. ... Esse processo de aprendizagem é chamado de socialização.
A socialização inicia-se na infância. Os primeiros contatos sociais a que somos expostos, geralmente, ocorrem na nossa família. É dela que aprendemos os primeiros conjuntos de ideias, normas, valores e língua.
A socialização ocorre das seguintes formas: primária - ocorre por meio do aprendizado obtido com os pais; está ligada ao ambiente familiar. secundária - ocorre em outros ambientes da sociedade, quais sejam: na escola; eventos esportivos, shows, palestras, reuniões religiosas, dentre outros.
Verificado por especialistas
Os agentes da socialização são aqueles que permitem a relação entre o individuo e um grupo social que mistura normas e valores. Tais grupos são os agentes de socialização. Eles podem ser considerados como: a família, a escola, as associações, as empresas, entre outras.