Segundo a Wikipédia, o maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro. É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.
Passiflora edulis
Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas.
O pé de maracujá pode demorar de 6 a 9 meses para dar seus frutos, isso porque depende do clima da região onde está plantado. Os frutos de maracujá amarelo quando maduros caem ao chão, deste modo o ponto de colheita é determinado pela coleta dos frutos.
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
Plantação e Espaçamento no Plantio do Maracujá Entre as linhas de plantio, os espaçamentos recomendados variam de 2,0 a 3,5 metros, dependendo da utilização ou não de maquinário para tratos culturais. Entre plantas pode-se optar pela distância de 5 m (1 planta entre as estacas ) ou 2,5 m (2 plantas entre as estacas).
Na área de um hectare e meio, os dois plantam três variedades da fruta e conseguem colher até 80 toneladas por hectare, quase sete vezes mais que a média nacional de 12 toneladas por hectare. O segredo para colher tanto está no cuidado com o pomar, do começo ao fim do ciclo.
Em um hectare é possível cultivar mil pés de maracujá utilizando 25 gramas de semente, que custam cerca de R$ 200, o que é considerado um retorno garantido. “A média nacional de produção de maracujá gira em torno de 14 toneladas por hectare.