Pela fermentação alcoólica, o suco de uva se torna vinho. Essa fermentação é a transformação dos açúcares naturais em álcool, sob a ação as leveduras; ela produz, igualmente, gás carbônico. Uma segunda fermentação, que ocorre depois, traz maciez o vinho.
As irrigações deverão ser realizadas periodicamente de acordo com as condições do solo. No primeiro ano recomenda-se regar duas vezes por semana, atentando para não causar déficit ou excesso de água.
Siga os passos abaixo para produzir mudas por estacas de videiras sem porta-enxerto ou cavalo:
Dicas para ter sucesso no plantio da videira O tipo de substrato usado é a mistura de composto orgânico o quanto seja necessário com adubo curtido de aves, cerca de 1 a 2 litros por vaso. Pode ser adicionada a areia, cerca de 1 kg, para garantir maior drenagem, já que a videira não suporta encharcamentos.
Quais os melhores vinhos para proteger o coração? O vinho branco possui uma boa quantidade de antioxidantes, mas o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas na bebida.