Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Por que ensinar literatura? ... na Educação Infantil e Ensino Fundamental, a leitura de textos literários (ou que pretendem sê-lo) com viés pedagógico, a literatura como forma de “civilizar”; no Ensino Médio, a obra literária como ilustração de um cânone, período ou “escola” literária e um contexto histórico.
A literatura é imprescindível à formação do aluno no Ensino Médio, pois estimula a imaginação e contribui para que o estudante tenha um senso crítico e reflexivo sobre o mundo, proporcionando as habilidades de ler, escrever, ouvir e falar.
Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância. Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
6 dicas para melhorar sua contação de histórias e encantar as crianças
As diversas técnicas de contação de histórias, na sua essência, não são usadas pelo narrador clássico....As principais foram:
“História imaginária” ou “história falsa” é como George R. R. Martin chama o material escrito na forma de relatos históricos dentro do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo. ...
6 dicas de como contar uma boa história
Envolva as crianças na história, dialogue com eles Perguntar o que elas estão achando da história, ou que o que acham que a “personagem tal” deve fazer, se eles acham certo ou errado aquela atitude, tudo isto é envolve-los na história e trabalhar o senso comum e o raciocínio lógico da criança.