Prescrição de Enfermagem: É o conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.
Como atividade privativa do enfermeiro a partir de 1986, a Consulta de Enfermagem é uma atividade desenvolvida para uma melhor assistência a saúde, em nível ambulatorial que utiliza componentes do método cientifico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam ...
Acompanhe, a seguir, as etapas desse processo de enfermagem.
A consulta de enfermagem no atendimento de seus pressupostos compreende a entrevista para a coleta de dados, o exame físico, o estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem, a prescrição, a implementação dos cuidados e a orientação das ações relativas aos problemas detectados.
Conheça as cinco etapas do processo de enfermagem dentro da Sistematização da Assistência de Enfermagem
Comunicação na consulta de Puericultura • Proporcionar um ambiente acolhedor • Desenvolver empatia • Saber ouvir, orientar e fornecer informações claras • Considerar a criança no contexto da família e da comunidade • Criar uma parceria efetiva com a família – Criar laços • Utilizar o encorajamento e a motivação • ...
O enfermeiro refere que, ao realizar a consulta de enfermagem em puericultura, segue etapas que direcionam suas ações de forma sistematizada, como a coleta de dados referentes à história da criança e da família, o exame físico, avalia a situação e fornece as orientações próprias de cada fase do ciclo de vida.
A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.
Dentre os principais reflexos avaliados durante a consulta de puericultura podemos citar: o Reflexo de Moro, Preensão Palmar, sucção, Babinski, Extensão Plantar, marcha e tônico-cervical.
São avaliados itens como condição nutricional, curva de crescimento, estado vacinal, desenvolvimento neuropsicomotor e cuidados domiciliares dispensados à criança. Quando identificados desvios além da normalidade, é realizada uma intervenção rápida e eficaz.
O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.
Complementação O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1a semana, no 1o mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.
A puericultura é uma especialidade da pediatria que acompanha o desenvolvimento desde antes do nascimento até a adolescência. Essa área da saúde oferece atenção integral e trata a criança em todas as suas particularidades, avaliando seu comportamento, saúde, família e ambiente.
O Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, que inclui uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses. No total, são sete consultas nos primeiros 18 meses de vida.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 5 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.
A Puericultura leve, são os produtos, utilizados para facilitar o conforto e desenvolvimento do bebê nos primeiros anos de vida. Estes produtos são de uso pessoal e único, como mamadeiras, chupetas, pratos, mordedores, fraldas, entre outros.
Fica claro, portanto, que a puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período do desmame, higiene ...
O neonatologista é o médico que atua nos cuidados específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários.
Um pediatra que queira se tornar um especialista em neonatologia deve primeiro obter sua licença médica padrão e depois completar mais três anos de treinamento. A maioria dos trabalhos de neonatologia é realizada em hospitais maiores, com recursos para fornecer equipamentos e pessoal de última geração para UTIN.
Salários de Neonatologista