A jaca é um fruto rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.
É uma delícia.” CASCA | É verde, áspera e relativamente grossa, mas rompe-se facilmente quando a fruta está bem madura. Para saber se a jaca está boa deve-se pressionar a casca e senti-la ceder ao toque, porém manter um consistência mais firme. É pouco usada na cozinha.
Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite. A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas.
Secamento de ramos em goiabeira adulta devido à infecção por Erwinia psidii. As flores e os frutos jovens podem também ser atacados, formando áreas pretas e posteriormente mumificadas (Figura 1). ... As folhas, os frutos e, às vezes, os restos florais permanecem aderidos aos ramos secos.
Fazer podas para retirar o excesso de galhos e folhas, melhorando a insolação e ventilação da copa, é um método de prevenção. Elimine os ramos doentes, quando atacados pela bacteriose, e queime-os, aplicando em seguida fungicidas cúpricos nas áreas removidas.
Controle Químico A aplicação de imidacloprid 200 CS, imidacloprid 200 SL, imidacloprid 100 AL, imidacloprid 200 SC, betacyflutrin 50 CE, thiacloprid 480 SC e lambdacyhalothrin 50 CE reduziu, significativamente, os danos do psilídeo.
A ferrugem da goiabeira é causada pelo fungo Puccinia psidii G. ... Esse fungo infecta tecidos jovens da planta, principalmente os botões e os frutos novos, causando abortamento de flores, necrose em brotações novas e queda acentuada de botões e frutos.
Os métodos de controle de pragas e doenças de goiabeira pode- rão ser culturais ou químicos. Esmagamento de larvas - com o auxílio de arame, esmagar brocas e coleobrocas no interior das galerias abertas pelas pragas no interior do tronco.
Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês. Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP.
Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.
No litoral temos um ambiente com elevado grau de umidade, por isso neste ambiente o mesmo enferruja mais rapidamente. A água é necessária já que essa dissolve os íons, o que promove maior fluxo de elétrons, facilitando a formação da ferrugem.
Quando o ferro começa a enferrujar, ele está passando por um processo de oxidação, sendo a sua formula: Fe(s) → Fe2+ + 2e-. Basicamente o ferro está perdendo elétrons para o oxigênio, e isso o fragiliza.
Já quando o ferro enferruja, ele sofre uma oxidação( uma reação química no qual ele perde elétrons), portanto, sofrendo assim uma transformação química.
Este tipo de reação ocorre quando entre os átomos envolvidos há transferência de elétrons. ... No caso da ferrugem quem oxida (agente redutor) é o ferro e isso ocorre conforme as reações abaixo: Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
As evidências de que uma transformação química ocorreu são, em geral: a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.