Calculando a área de um pentágono irregular exigem métodos alternativos de cálculo de áreas. O mais comum é dividir o pentágono em cinco triângulos e calcular a soma das cinco áreas da área triângulos .
Área de um pentágono regular = pa/2, onde p = perímetro e a = apótema.
5
Por ser um polígono, o triângulo possui perímetro (soma das medidas dos lados) e área. No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
Área = p . O perímetro representa a soma dos lados de um polígono e o apótema é um segmento de reta que une o centro do polígono ao meio de um dos lados. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
Se o dodecágono é regular, então ele é inscritível num círculo. Logo, cada lado do polígono é visto sob um ângulo de: 360º/12 = 30º. Basta-nos, então, achar a área do triângulo AOB e multiplicar por 12. E esta área será o semiproduto do lado pela altura h.
Área de um retângulo A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
A área de um quadrilátero é a soma das área dos triângulos obtidos quando traçamos uma das diagonais. A = D1 + D2 .
Para calcular a área do losango é necessário traçar duas diagonais. Dessa forma tem-se 4 triângulos retângulos (com ângulo reto de 90º) iguais. Assim, podemos encontrar a área do losango a partir da área de 4 triângulos retângulos ou 2 retângulos.
Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica. Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
Comprimento da Circunferência e Área de um Círculo
Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.
Como é um quarto da área do círculo, basta dividir por quatro: 7,065/4 ≈ 1,80 cm². A área de um quarto do círculo é igual a 1,80 cm². Espero ter ajudado!
Se um quarto de hora equivale a 15 minutos, então temos que 75 minutos equivale a 5/4 de hora, pois 75/15 = 5. No relógio da figura, os números 3, 6, 9 e 12 equivalem a um quarto do círculo.
Um quarto da medida em graus da circunferência = 360º : 4 = 90º.
Para encontrar a circunferência de um círculo inteiro, multiplique o diâmetro por pi, já para encontrar 1/4 dessa circunferência, você deve levar em conta a fração do círculo.
Todo quadrilátero tem duas diagonais. O perímetro de um quadrilátero ABCD é a soma das medidas de seus lados, ou seja: AB + BC + CD + DA.
O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. ... O perímetro do quadrilátero a seguir, com lados medindo 2 cm, 3 cm, 5 cm e 6 cm, possui perímetro igual a 2 + 3 + 5 + 6 = 16 cm.
O perímetro de uma figura é calculado através da soma dos comprimentos de todos os lados. ... O comprimento da circunferência é dado em função do raio, isto de forma proporcional, quanto maior o raio maior o comprimento da circunferência.
Perímetro: valor encontrado quando se soma os quatro lados da figura. É expresso pela fórmula: 2(b + h). Assim, ele corresponde a soma de duas vezes a base e a altura (2b + 2h).
Comprimento da circunferência Considere uma circunferência que possui raio medindo r. O comprimento ou perímetro da circunferência é dado pelo produto da constante pi (π) pelo dobro do raio.
Você pode fazer manualmente, por exemplo: Se você quer saber quanto 10 de 150 representa em porcentagem, basta dividir 10 por 150 e multiplicar por 100 ou seja: (10/150) x 100 = 6, 66%.