A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.
Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes. Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente.
A educação espartana era voltada para a guerra, desde cedo os homens eram treinados para serem guerreiros . Era um educação mais voltada aos assuntos militares. Em ambitos femininos, as meninas eras treinadas e submetidas a intensos treinamentos fisicos, para que gerassem filhoes fortes para o exército.
Entre as principais diferenças entre Atenas e Esparta está o fato de que o modelo de governo da cidade-estado de Atenas era a democracia, enquanto que Esparta possuía uma monarquia (aristocracia).
Os atenienses priorizavam o equilíbrio entre a mente e o corpo (praticavam esportes, mas o debate filosófico também era importante), enquanto os espartanos, nos seus colégios militares, priorizavam o corpo. Aprendiam a ler e escrever apenas o que fosse necessário, o verdadeiro foco estava na aptidão para batalhas.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
A escola é uma importante instituição humana, cuja função é de preparar o indivíduo para viver na sociedade. É por meio da escola que são transmitidos valores culturais, morais e sociais. Frequentar a escola era um privilégio apenas para os nobres e posteriormente para os burgueses. ...
Educar é transferir valores sociais ex: valorizar a sociedade ou o meio em que vive, enquanto que ensinar é transmitir o conhecimento de algo que não se sabe ex: escovar os dentes, fazer uma massa de bolo.
O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.
Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância.
Menciona, por assim dizer, duas dimensões relacionadas ao papel docente: INSTRUIR e EDUCAR. A ideia que está por trás do instruir tem a ver com toda relação do ensinar e do aprender. E ao termo educar associa-se o processo de formação humana. ... O professor deve equilibrar as dimensões pedagógica e educacional.
De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.
10 princípios para educar seu filho com carinho
10 coisas que você pode fazer por seu filho
Por isso, para não deixar você cometer esse erro, aqui vão as coisas que você nunca deve falar para seu filho:
A melhor forma de criar um filho… sozinha
Aqui listamos 15 maneiras para fazer com que seu filho se sinta amado e que se lembrem desses momentos a vida toda.
Dicas
Na maioria das vezes, é resultado da falta de interesse por parte dos pais....Positivas
Perdoe-se, perdoe o filho ou filha, dê-lhe espaço, dê-lhe tempo, depois busque reaproximação. Deixe as portas abertas, mas desapegue-se. Seja feliz no hercúleo ato de criar um filho, na doação incalculável que fez.
Porque Acontece a Rejeição do Bebê Diferentes fatores levam a esta condição, são eles o reflexo das circunstâncias de vida da mãe, das condições em que nasceu o filho, da relação que ela tem ou não com o pai da criança, dos seus projetos para o futuro e as possibilidades reais para realizá-los.