Por um ponto podem passar infinitas retas. Por dois pontos podem passar somente uma reta. Na Geometria existem alguns postulados ou axiomas que falam sobre pontos e retas.
Se você quiser fazer uma reta e a sua única restrição é que está reta passe por um ponto, então existem várias retas (infinitas) que atendem a restrição. Agora, se a sua restrição for encontrar retas que passem por P e por Q (dois pontos), então só existe uma reta que atende esta condição.
Verificado por especialistas Seja os pontos A, B, C e D, pontos não coplanares, não colineares que passam por um único plano. Sendo assim, temos a combinação de 4 e 3, resultando em ABC, ACD, ABD, BCD. Dessa forma, quatro pontos distintos dois a dois determinam quatro planos.
As retas oblíquas são consideradas um tipo especial de reta concorrente, mas que formam um ângulo diferente de 90°. Já nas retas perpendiculares o ângulo formado é reto.
Retas paralelas, perpendiculares, concorrentes e coincidentes. Já vimos que as retas paralelas são linhas que seguem sem nenhuma interrupção, no mesmo sentido e que nunca se encontram, em nenhum ponto. Mas quando essas retas são cruzadas por retas em outros sentidos, elas recebem outros nomes.
As retas concorrentes formam entre si 4 ângulos e de acordo com as medidas desses ângulos, elas podem ser perpendiculares ou oblíquas. Quando os 4 ângulos formados por elas são iguais a 90º, elas são chamadas de perpendiculares. ... Na figura abaixo representamos as retas u e v oblíquas.