Confira abaixo:
Em termos de formatação, deve-se observar a fonte, o tamanho das letras e os espaçamentos da capa do trabalho.
A folha de rosto – ou contracapa, é um elemento pré-textual obrigatório. Ela deve vir logo em seguida à capa. Perceba que, ainda que seja um elemento pré-textual, a folha de rosto faz parte da parte interna do trabalho. Isso é o que a diferencia imediatamente da capa ABNT.
Como fazer a capa de um trabalho nas normas ABNT
Contracapa: como colocar na norma ABNT Autor ou autores devem ser o primeiro elemento dа folha de rosto (caixa baixa, centralizado); Título prіncіpаl (caixa alta, nеgrіtо, centralizado); Subtítulo (caso haja), precedido dе dоіs pontos (caixa baixa, centralizado);
À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.
Nela você irá encontrar o título da obra, nome do autor(a) e a editora em que ela foi publicada. É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra. Obs: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.
Contracapa: a superfície, que ligada à lombada, costuma conter texto de apresentação e alguns ou todos dos elementos atrás referidos. ... A badana de capa é a continuação desta, agora virada com um vinco, para dentro e onde se costuma colocar curtos textos de apresentação do livro ou apresentação do(s) autor(es).
O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou coletivas. ... Finalmente, destaca-se também o livreiro, cuja função principal é disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade.
A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.
Quarta capa ou Contracapa: A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN. Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.
A lombada do livro é um aspecto importante no design dos livros, especialmente no design da capa. Quando os livros estão empilhados, ou guardados em uma prateleira, a lombada é visível apenas a superfície que contém as informações sobre o livro.
Repete-se o título e autor como impressos na capa ou na lombada. Informações técnica tais como data de impressão, copyrights, tipografia e nome e endereço do impressor (ou gráfica). ... Em geral, o prefácio indicará alguma relação entre o escritor do prefácio e o texto, ou entre o autor do texto.
Como fazer uma capa de livro online
O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.
A função principal da quarta capa é dizer ao leitor que o livro é interessante e vale a pena estudá-lo mais minuciosamente, buscar mais informações dentro do próprio livro (como nas orelhas do livro).
A informação apresentada como: título, capa, edição, permitem que o leitor saiba do que se trata o texto, além de ser importante para fazer a referência. Uma resenha é caracterizada como um texto dissertativo argumentativo, isto é, o objetivo é apresentar as ideias acerca de um tema e se posicionar sobre o assunto.
b) Por que no fim desse texto há a frase “Boa viagem!”? O texto sugere que a leitura do livro será como uma viagem que o leitor fará, acompanhando Bia em suas experiências por esses lugares. ... Ressalte que esse é um texto muito usado com fins comer- ciais, a fim de convencer o leitor a comprar o livro.
Explicação: O certo seria para ajudar na leitura. Dependo do Leitor, ele não têm tamanho entendimento para racionalizar algumas coisas, então ela é usada para facilitar o uso.
Muito mais do que um resumo do enredo ou do conteúdo do livro a que se refere, a orelha é uma vitrine, um convite ao leitor para que mergulhe nas linhas ali encerradas. Seja um romance, seja um livro científico, é na orelha que o leitor tomará a decisão de adquirir ou não o exemplar em mãos.
A sinopse é o ponto de partida para despertar o interesse do leitor por um livro. É nesse pequeno texto que as informações importantes da história são apresentadas e como a ação se desenvolverá ao longo da trama.
Conheça 5 dicas infalíveis para escrever uma sinopse