Ela ajuda a repor a água dos fios, devolvendo o brilho e a maciez. É um tratamento que deve ser contínuo. O ideal é encontrar o produto mais apropriado para o seu tipo de cabelo, aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo periodicamente, de preferência até duas vezes por semana.
O que NÃO PODE fazer no CRONOGRAMA CAPILAR
O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante 1 mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma. Algumas pessoas não tem necessidade de parar a cronograma porque o cabelo não fica pesado, nem oleoso.
O que é: o cronograma capilar é puramente uma forma de organizar em rotina os cuidados com os cabelos. Ele serve para intercalar hidratação, reconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa - considerando sempre o nível de danos nas madeixas e o tipo de fio de cada um.
O cronograma capilar não precisa ser feito como obrigação! Organizar os tratamentos em um cronograma facilita a vida das mocinhas que vivem se esquecendo de cuidar dos cabelos. Mas isso não significa que é necessário seguir a risca todos os cuidados capilares sem perder o foco nem por um segundo.
A duração do cronograma capilar também é individual, dependendo do estado do fio e de quais tratamentos ele precisa. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.
Fazer um cronograma capilar, com tratamentos frequentes, é fundamental para manter as madeixas sempre bonitas e saudáveis. Mas tem gente que não confia muito nesse papo de hidratação, nutrição e reconstrução. Será que a rotina de cuidados não funciona mesmo? Pode ficar tranquila, porque ela funciona, sim!
Uma das fases que a gente não precisa deixar de fazer toda semana é a Hidratação. Ela pode continuar semanalmente e intercalada com Nutrições mais básicas, sem precisar de ingredientes mega potentes, se o seu cabelo não estiver danificado. Pare aos poucos, nada de encerrar tudo de uma vez.
O DermaClub ensina como lidar com o seu cabelo após a coloração.
Sete dias é a periodicidade média que o cabelo pede hidratação. Cabelos mais ressecados podem requisitar um intervalo menor; os mais oleosos, um intervalo maior – 20 dias, aproximadamente. Porém, o tempo médio é de uma semana entre uma hidratação e outra.
Etapa de Hidratação Nessa etapa, podem ser utilizadas: frutas, vegetais, açúcar, extratos botânicos, vitaminas, bepantol, glicerina vegetal, extratos de algas marinhas, cacau em pó, café e até legumes, como a beterraba e a cenoura.
As máscaras hidratantes devem ter ingredientes como extratos de aloe vera, algas, frutas e de plantas como babosa e jaborandi. Também fique de olho para ingredientes como mel, chocolate, sacarose e outros derivados do açúcar. Pantenol, glicerina e álcoois graxos são comuns em produtos para hidratação.
Procure por produtos com: pantenol, glicerina, extratos vegetais (como aloe vera e babosa), vitaminas, colágeno, mel, sacarose ou proteínas hidrolisadas.
Geralmente eles são mais neutros. Shampoo detox da Salon Line, ele é transparente e promove uma limpeza mais profunda, tira bem a oleosidade, mas resseca um pouco meu cabelo. Só uso de tempos em tempos. Shampoo perolado: Esse é ótimo para cabelos mistos e até normais.
Top 10 melhores máscaras de nutrição para incluir no tratamento capilar
Melhores produtos para nutrir os cabelos 1- Óleo de coco Puríssimo #todecacho. 2- Óleocreme de umectação Rícino e Queratina S.O.S Cachos. 3- Máscara de hidratação Nutrição Power #todecacho. 4- Máscara Concentrada Ultra Cachos S.O.S Hidratação.
Óleo Vegetal: para ajudar na hidratação você pode utilizar o óleo de argan, coco, jojoba, abacate ou gergelim. Os óleos vegetais além de hidratarem a cutícula do fio também fornecem nutrientes para manter os fios saudáveis. Ampolas: Escolha a ampola de sua preferência e acrescente na sua máscara.
Receitinha passo a passo:
O abacate, por sinal, é muito rico em lipídios, o que deixa sua máscara hidratante mais nutritiva. Basta misturar uma colher (sopa) de abacate amassado à máscara, aplicando nos cabelos ainda úmidos. O tempo de ação é de 15 minutos. Após esse prazo, enxágue e finalize com um bom condicionador.
9 truques para turbinar a hidratação dos cabelos
1 colher de sopa de óleo de rícino *Conforme o tamanho e volume do seu cabelo, você pode aumentar ou diminuir a quantidade do creme. Como usar: Misture o óleo de rícino à hidratação e aplique nos cabelos massageando mecha por mecha. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos e depois enxague e finalize como de costume.
Benefícios
Coloque em um recipiente duas colheres de uma máscara de tratamento de sua preferência; Acrescente uma colher de creme de leite e misture até ficar homogêneo; Lave o cabelo utilizando apenas shampoo e aplique a hidratação nos fios úmidos; Deixe o produto agir por 30 minutos, enxágue e finalize com condicionador.
uma colher de sopa de iogurte natural; Adicione uma máscara hidratante em quantidade suficiente para cobrir todo seu cabelo; Com os cabelos úmidos, já lavados com shampoo, aplique a misturinha; Faça um coque e deixe agir por 30 minutos.
Como fazer hidratação capilar profunda em casa: confira o infográfico e aprenda o passo a passo do ritual