Segundo Durkheim, (1977), a família é um corpo social ligado pela solidariedade, seus componentes se dividem por idades e tarefas as mesmas podem estar ou não ligadas ao sexo do individuo.
Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais.
A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Quando os seres humanos começaram a se agrupar para facilitar a vida, eles buscavam os laços familiares para promover o agrupamento. Em seguida, as famílias foram crescendo e dando origem aos clãs.
A família é uma instituição social basilar, podendo sua estrutura ser constituída de diferentes formas nas sociedades humanas. Sua organização depende das questões culturais e sociais de uma determinada sociedade.
Em família aprendemos a conviver uns com os outros, a perdoar, a resistir, a ser persistente, a amar e, até mesmo, a chorar. E conforme crescemos e nos desenvolvemos, nossa tendência é continuar a formar famílias, seja na escola com os amigos, no trabalho, no curso de dança ou mesmo com relacionamentos amorosos.
Criar o hábito e gosto pela leitura desde cedo. Conversar, brincar e interagir com a criança. Ajudar a criança a desenvolver o autocontrole, a atenção, a se autorregular, a entender e respeitar os limites. Desenvolver elevadas expectativas e encorajar a criança a ser curiosa e a explorar o mundo.