O poema é Autopsicografia, de Fernando Pessoa. ... O poema Autopsicografia fala justamente desse processo de criação literária. Para o autor, o poeta é alguém que finge, a escrita seria principalmente inventada a partir do fingimento.
Fernando Pessoa Pessoa ortónimo escreve como heterónimo de si mesmo. «O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.»
O compositor Hermínio Bello de Carvalho define o que Fernando Pessoa quis dizer no seguinte verso: “o poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega fingir que é dor a dor que deveras sente." Ele discute sermos ou não fingidores e o que os poetas querem passar com seus versos.
05 – Qual é o impasse vivenciado pelo poeta no processo de criação? O impasse consiste em fingir que está sentindo o que sente de verdade.
Há na segunda estrofe referência a quatro dores: a dor sentida (real), a dor fingida pelo poeta, a dor real do leitor e a dor lida (dor intelectualizada que provém da interpretação do leitor e que é objecto da sua fruição. ... Note-se a insistência do poeta no processo mais importante da criação poética: o fingimento.
Significado de Autopsicografia substantivo masculino Psicografia que se uma pessoa faz em si própria, descrevendo os processos psíquicos pelos quais passa, especialmente de modo a se caracterizar psicologicamente. ... Auto, do grego "autós", o próprio + psicografia, de psico- + grafia.
O tema é a criação do poema como resultado do fingimento poético. Se trata de uma reflexão sobre o fazer poético por meio da metalinguagem, que consiste em criar um poema por meio do qual se discute o próprio processo de construção.
Resposta: Poema Autopsicografia, de Fernando Pessoa. O poema Autopsicografia é uma obra poética da autoria de Fernando Pessoa que revela a identidade de um poeta e aborda o processo de escrever poesia. ... Autopsicografia é uma das poesias mais conhecidas de Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa.
O poeta eh Antonio de Oliveira Salazar, ele quis transmitir que ele é uma pessoa azarada e que tudo da errado para ele.
3) O poema tem como título "Autopsicografia" O termo psicografia significa a relação mediúnica estabelecida entre dois seres humanos, um morto e um vivo, sendo este o meio pelo qual aquele escreve; o prefixo auto-significa. "por si mesmo".