A seringa para a injeção intramuscular varia conforme o volume a ser injetado (entre 1,0 e 5 ml). O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm.
O calibre da agulha (G) refere-se a largura (diâmetro) da agulha. Quanto maior o número do calibre, mais estreita a agulha. Por exemplo, uma agulha 25 G é de cerca de 0,5 milímetro (mm) de diâmetro e é mais estreita do que uma agulha 23 G, que tem um diâmetro de 0,6 mm.
A agulha deve ser injetada de forma rápida, num ângulo de 90º se a agulha escolhida for hipodérmica (10x6 mm ou 7mm), (12x6mm ou 7mm). Se a agulha escolhida for (25x6mm ou 7mm) sempre variando de acordo com a espessura da pele subcutânea injetar num ângulo de 30º, 60º ou 45º.
40 x 12mm
Segue a seguir uma lista com as principais cores e tamanhos de agulhas conforme os calibres.
Em relação à profundidade e ao calibre, a regra é clara: quanto mais profunda e mais grossa a agulha, maior a dor. A temida Benzetacil combina todos os fatores: é um medicamento viscoso, aplicado dentro do músculo e com uma agulha de calibre relativamente grosso.
Não use uma agulha menor que a de calibre 23 para aplicar. Se tentar usar uma menor, o medicamento não sairá da seringa e pode até "explodir" sob sua pele.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.
A benzilpenicilina benzatina deve ser administrada exclusivamente por via intramuscular (IM). A região preferencial é a ventro-glútea, por ser livre de vasos e nervos importantes, sendo o tecido subcutâneo de menor espessura, com poucos efeitos adversos e menos dor local.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.
Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa; Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa.
Insira a agulha em um ângulo reto (90°) com o bisel lateralizado, no sentido das fibras musculares; 10. Com a outra mão, puxe o êmbolo, aspirando e verificando se não atingiu algum vaso sanguíneo; 11.
A injeção pode ser mensal ou trimestral, e deve ser aplicada na região glútea. Para os anticoncepcionais mensais, as vantagens e desvantagens são as mesmas da pílula anticoncepcional.
Quando você vai fazer injetáveis por via intramuscular, independente de ser no glúteo, do deltoide, no vasto lateral da coxa ou no ventro glúteo, é interessante introduzir a agulha na pele do paciente com o bisel de lado, lateralizado.
Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º. Aspirar, observando se a agulha atingiu algum vaso sanguíneo.
Na administração por via intramuscular, a medicação apresenta lenta absorção devido ao músculo apresentar maior tecido vascularizado. Na administração por via subcutânea, a seringa e a agulha devem ser inseridas com o bisel lateralizado, a fim de introduzir melhor a medicação no tecido.
Aplicação de medicamentos: via intramuscular
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.
Entenda as principais vias de administração. A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.
As indicações para a via de administração intramuscular é em relação a medicamentos que são irritantes e são mais viscosas que não sejam absorvidas em outros locais como o sistema digestivo, tecido subcutâneo, intradérmico ou inalatório.
Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido. Desvantagem: Risco maior de lesar nervos e vasos.
Puxar a pele aproximadamente 2,5 a 3,5 cm para baixo ou lateralmente com o lado ulnar da mão, a fim de administrar uma injeção com técnica em Z (Z-track). Manter a posição até que o medicamento seja injetado (figura 5). Introduzir rapidamente a agulha em ângulo de 90° dentro do músculo, com a mão dominante.
Podem ocorrer: irritação tecidual local, dor, lesão óssea, punção de vasos sanguíneos causando hematomas, endurecimento local, lesão de nervos, volume inadequado para o músculo, rompimento de tecido muscular interferindo na mioglobina (marcador de IAM), distrofias, abscessos, reações alérgicas no caso de sensibilidade ...
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
Nos achados as complicações mais identificadas pelo uso de cateter venoso foi flebite, infiltração, hematomas, extravasamento e dor.
A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação. “Outra técnica que pode ser usada é fazer compressa de água quente, que também ajuda a alastrar a vacina e aliviar a dor”, ensina.
A aplicação deve ser feita sempre na farmácia, pois é uma aplicação intramuscular. Segundo o médico, é pouco dolorosa. “Só dói se for mal aplicada”, diz.
Não é recomendável massagear o local da aplicação para evitar que o medicamento seja absorvido de maneira rápida demais. É muito importante usar materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança na aplicação de qualquer injeção.
A medida para amenizar o quadro é o uso de compressas e pomadas com ação antiinflamatória que pode evitar evitar complicações ! Em caso de persistência ou agravação procure uma ajuda médica !