BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental foram os primeiros a ser definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e a virem a público no final de 1995, quando uma versão preliminar foi encaminhada para consulta e avaliação a professores e acadêmicos de várias ...
PCN é a sigla de Parâmetros curriculares nacionais e foram escritos como referenciais e orientações pedagógicas para os profissionais docentes da educação infantil. Você professor, pode utilizá-los para consultas, anotações, elaboração de projetos e discussões entre seus colegas e os familiares das crianças que atende.
Os objetivos do processo educativo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compreendem as capacidades cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal, inserção social, ética e estética.
É correto afirmar quanto aos objetivos dos PCNs que: os PCNs visam propiciar aos professores, subsídios à elaboração e ou a reelaboração do currículo, visando à construção do PPP e o fortalecimento da cidadania do aluno. ... os PCNs privilegiam uma orientação livresca e verbalista para o trabalho do professor.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Educação Física, é correto afirmar que: É um documento normativo, extremamente rígido, que tem como objetivo diminuir a pluralidade de metodologias de ensino da Educação Física É um documento, que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da ...
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados para que através de objetivos possa-se trabalhar o currículo de maneira mais aberta a partir de uma base única, dando a possibilidade de cada região do país desenvolver os conteúdos de acordo com sua realidade.
Para os Parâmetros, o professor deve buscar meios para garantir a vivência prática da experiência corporal de seus alunos. O PCN de Educação Física valoriza o ensino das atividades físicas sem restringi-lo ao universo das habilidades motoras e dos fundamentos dos esportes.
O professor, ao selecionar os conteúdos, torna-se o mediador que vai possibilitar ao aluno apropriar-se do patrimônio cultural e científico da sociedade.
O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar, transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.
A concretização do currículo formal no espaço dinâmico que é o da escola, vai produzir simultaneamente diferentes formas de funcionamento. ... Além dele, o currículo oculto é o que não está formalmente explícito, mas que se dá por gestos, exemplos, normas sociais e que perpassa, o tempo todo, nas atividades escolares.