Resposta. Resposta: a mata atlântica se localiza junto do litoral e ao talvegue dos grandes rios.
Na Planície Costeira ou Litorânea, são visíveis as pequenas planícies fluviais, que encaixam-se nos planaltos, e a extensão de uma planície costeira, que ora vai se estreitando, ora vai se alargando muito. Nessa planície, estão presentes restingas, lagoas costeiras, praias e dunas.
Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1 500 km, ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado do Rio Grande do Sul.
A serra Geral é uma formação rochosa que tem origem no Paraguai, corta diagonalmente o estado do Paraná, divide o litoral do interior de Santa Catarina e corta, também em sentido diagonal, o estado do Rio Grande do Sul, ingressando pela Argentina e Uruguai.
Embora não podemos chamar a Serra do Mar de uma “cordilheira” devido aos fatores genéticos que a Geomorfologia atribui à esta feição de relevo. Podemos chamar de “montanhas” as maiores elevações que compõem a Serra, o que desmistifica a afirmação de que no Brasil não existem montanhas.
1.
Percurso: o trajeto possui 9 km de extensão, percorridos em 4 a 5 horas de caminhada, em rota asfaltada e de trajeto fácil. Ida e volta: não é possível voltar o percurso a pé (e somar 18 km de caminhada).
O surgimento da Serra do Mar ocorreu dentro do período em que África e América do Sul formavam um único continente, denominado Gondwana, ou seja, há pelo menos 130 milhões de anos. ... A ruptura deste supercontinente, a partir de movimentos tectônicos, deu origem ao Oceano Atlântico.
O soerguimento ocorrido há cerca de 80 milhões de anos, foi o responsável por expor rochas muito antigas (cerca de 600 milhões de anos) dando início à formação do sistema Serra do Mar – Mantiqueira, o qual continua a ocorrer até os dias atuais, esculpindo a Serra do Mar.
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Sua cadeia montanhosa é formada a partir de maciço rochoso, da era Arqueana, a partir de movimentos orogênicos, com 500 km de extensão e altitudes que variam de 1200 a 2800 metros de altitude.
A serra inicia-se na região onde está o município de Barbacena e de lá inclina-se para o sudoeste até se encontrar com as divisas com o Rio de Janeiro e logo após, com São Paulo, onde torna-se uma divisa natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais de Joanópolis (São Paulo) e Extrema (Minas Gerais) e, ...
A formação dos Montes Apalaches ocorreu a cerca de 400 milhões de anos, no período devoniano. Com o tempo, a região foi sendo dividida pelos rios e ações glaciais, originando um grande cinturão de planaltos e montanhas baixas.