FÓRMULA – AD = AP + 100 x DT. Onde: DT = diferença entre a temperatura lida e a temperatura ISA. Exemplo: para uma altitude pressão de 2.
A pressão atmosférica sobre uma dada superfície horizontal colocada a certa altura h acima da superfície da Terra depende da quantidade de ar na coluna que se estende desta superfície horizontal até o topo da atmodsfera. Então, a pressão atmosférica também diminui com a altitude.
Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
A pressão atmosférica é o "Peso do ar", quanto mais alto estiver (como o pico de uma montanha), menor será a coluna de ar sobre sua cabeça, menor será a pressão; quanto mais baixo estiver (como ao nível do mar), maior será a coluna de ar sobre sua cabeça, logo, maior é a pressão.
Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar, menor a pressão atmosférica; Quanto maior a pressão atmosférica, maior o ponto de ebulição; Quanto menor a altitude, maior a pressão atmosférica e maior o ponto de ebulição.
Desta forma “o ar que está dentro dele NÃO está “ocupando o lugar” em que ficaria a mesma quantidade de ar, porém fora do balão, caso ele estivesse vazio“. ... O ar dentro do balão tem massa maior em um dado volume do que o ar externo no mesmo volume.
Quando o ar é bombeado para dentro do balão, acaba ocupando um volume um pouco menor do que no interior da seringa e da bomba, pois a pressão no interior do balão é levemente maior do que a pressão atmosférica (no máximo cerca de 4% superior à pressão atmosférica).
Ele irá secar,pois o volume gás no balão é diretamente proporcional á temperatura.Se há diminuição da temperatura o volume de ar no balão também irá diminuir.
Se a pressão sobre um balão diminui, ele se expande. Essa é a razão pela qual os balões meteorológicos expandem-se à medida que sobem para a atmosfera (Figura 1). De modo inverso, quando um volume de gás é comprimido, a pressão do gás aumenta.
Um exemplo de substância gasosa está comumente dentro dos balões de festa, o gás hélio, que é um gás nobre e monoatômico (molécula de um átomo), sendo encontrado em estado gasoso para condições normais de temperatura e pressão. A densidade do hélio é menor que a do ar atmosférico, o que faz com que os balões flutuem.
Podemos afirmar que o ar passará necessariamente da bexiga que está a maior pressão para a bexiga que está a menor pressão. O interessante é que dependendo dos volumes das duas bexigas o ar poderá passar da bexiga que está com o menor volume para a que está com maior volume.
O balão explode quando a diferença entre a pressão interna e a pressão externa faz com que ele se expanda e estoure a borracha. Isso é o que ocorre com balões de festa, que chegam até uns 9 km de altitude.
Os balões preenchidos com gases não fogem a regra! Quando enchidos com gases de menor densidade em relação ao meio em que se encontram, esses balões flutuam. Assim, quando os balões estão preenchidos com gás hélio, eles flutuam, porque a densidade deste gás é inferior à densidade do ar que respiramos.
Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
Enquanto flutuam eles podem prejudicar o voo de aviões, causando danos e até mesmo quedas de aeronaves. E tambem incêndios ao cair sobre áreas florestais ou urbanas.
Não podemos soltar balões porque eles trazem riscos para as florestas,casas e pode pegar fogo e ter uma distribuição e matar os animais.
Esses artefatos também podem provocar mutilações, atingir a retina, causando cegueira, e até romper o tímpano dependendo da intensidade do explosivo. Além dos fogos, soltar balões e montar fogueiras são práticas de risco.
Não solte balão. Ele pode causar muitos estragos, por isso é proibido. O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.