Para representá-lo no seu cantinho sagrado em casa, pode-se utilizar velas, lamparinas, bastão de madeira ou cobre, imagens do Sol, de fogueiras, fogo vulcânico, felinos, dragões, objetos de metal dourado ou pedras amarelas.
Vamos falar do que poderá ser associado a cada elemento: Água: Um cálice ou taça com água ou conchas do mar. Fogo: Velas, sendo que a cor pode ficar à escolha do praticante ou pode optar por cor branca ou velas de cera de abelha. Terra: Um prato com sal, um prato de terra, cristais, pedras ou flores.
O ar governa o Este pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e consciencialização. Cor que o representa é o amarelo do sol e do céu na aurora. Representa também coisas que crescem, expansão, liberdade de movimento. Tirando o sumo e seus semelhantes, o Ar pode ser representa o Mental.
Pode ser representada pelo pentagrama, sal, cristais e pedras. Segundo algumas mitologias, o elemento terra foi o último dos elementos a se formar, pois pela sua principal característica, a solidificação, ela integra em si o fogo, a água e o ar.
A Terra tem a cor amarela, o animal é um Dragão, ele rege todos os signos do Zodíaco Oriental com cinco elementos, cinco animais, cinco emoções, cinco regiões do corpo humano, todas as estações do ano e se associa ao planeta do tempo, o Saturno e ao dia da semana, o Sábado.
Água traz a sensibilidade, trabalha a emoção a empatia. Terra traz a estabilidade, a razão e o contato com a realidade. Fogo traz a combustão, a impulsividade, a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.
O fogo corresponde ao tattwa Tejas, e é simbolizado pelo triângulo vermelho. Possui características opostas às da água, como o calor e a expansão.
6 brilho, cintilação, esplendor, fulgência, fulgor, fulguração, lume, luminescência, luminosidade, resplandecência, resplendor. Entusiasmo e vivacidade: 7 agitação, ardor, energia, entusiasmo, excitação, paixão, viço, vigor, vivacidade.