crossorigin="anonymous">
O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. Estes avanços culturais permitiram a dispersão geográfica humana, inovações culturais e mudanças na dieta e no comportamento. Além disso, a criação de fogo permitiu a expansão da atividade humana nas horas escuras e mais frias da noite.
Sem fogo os nossos antepassados nunca teriam conseguido produzir pães ou comer grandes quantidades de carne, o que teria prejudicado a evolução do nosso cérebro e impedido uma série de outros desenvolvimentos.
Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios. O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível numa violenta oxidação chamada de combustão. Oxidação é quando os átomos do gás oxigênio (O2) se separam para se combinar com outros elementos químicos.
Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). ... Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa.
Outra razão do fogão deixa panela preta é que o gás está acabando. Este é um sintoma de que o gás está no fim. Quando o botijão está esgotando, um gás interno chamado pentano também acaba sendo expelido para a queima – e ele vai manchar a sua panela.
Resposta :A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.
Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada. Nas queimadas é comum encontrar labaredas de cor violeta, resultado do potássio liberado pela madeira das árvores.
A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão.