crossorigin="anonymous">
As sincondroses, em geral, são articulações temporárias em que a cartilagem vai sendo substituída por ossos ao longo dos anos; esses ossos são unidos por cartilagem hialina (na maioria das vezes, ossos longos e alguns do crânio). Como exemplos temos: cranianas, como esfeno-etmoidal e intra-occipital anterior.
São sincondroses cranianas, EXCETO: * Esfeno-etmoidal. Intra-epifisária. Esfeno-petrosa.
Exemplos: ossos do quadril e vértebras. Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.
A fibrocartilagem é um tecido que possui características intermediárias entre a cartilagem hialina e o tecido conjuntivo denso. Este tipo de cartilagem forma um tecido branco, compacto, opaco e volumoso com uma mistura de condrócitos e fibroblastos.
A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É encontrado nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, na sínfise púbica, e nos meniscos.
É encontrada na orelha externa e interna, epiglote, cartilagem cuneiforme da laringe. ... A cartilagem elástica apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição. Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem. É encontrada nos discos intervertebrais, sínfise púbica, em tendões e ligamentos na inserção de músculos.
Em todas essas localizações, a cartilagem é circundada por um pericôndrio semelhante ao encontrado ao redor da maior parte das cartilagens hialinas, responsável pela nutrição desse tecido. A cartilagem fibrosa, ou fibrocartilagem, é uma combinação de tecido conjuntivo denso e de cartilagem hialina.