Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres. São planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos.
Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.
Planetas terrestres têm atmosfera gasosa, superfície sólida e interior na maior parte sólido. Planetas jovianos possuem atmosfera gasosa, nenhuma soperfície sólida e um interior líquido na maior parte.
Eles eram divididos em tipos de planetas: os planetas rochosos e os planetas gasosos. Esses dois tipos de planetas são denominados com base na constituição dos corpos celestes. O primeiro grupo também pode ser chamado de interiores, menores, terrestres ou telúricos.
Quem deu nome aos planetas?
Assim, surgem os planetas: Telúricos, terrestres ou rochosos: correspondem aos quatro planetas mais próximos do Sol (mais densos), constituídos de ferro, metais pesados e rocha. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Tem mais depois da publicidade ;) Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar.
Vénus
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
260 anos-luz
O dilema é que Netuno, à distância de quase 4 bilhões de quilômetros da Terra, está muito além das forças de qualquer foguete. Nenhuma nave chegaria lá em menos de 30 anos, prazo longo demais para uma missão.
Fotografia em cores de Plutão, obtida pela sonda New Horizons em 14 de julho de 2015, de uma distância de 450 mil quilômetros. Plutão, formalmente designado 134340 Plutão, é um planeta anão do Sistema Solar e o nono maior e décimo mais massivo objeto observado diretamente orbitando o Sol.
164 anos
84 anos
225 dias
11,15 m/s²
Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. ... O planeta leva 164 anos para dar uma volta completa em torno do Sol — bastante diferente dos 365 dias da Terra.
De fato, notáveis eventos climáticos ocorrem em Netuno, inclusive a formação de diversas camadas de nuvens, tempestades ciclônicas visíveis, como a já extinta Grande Mancha Escura, além dos ventos mais rápidos do Sistema Solar, que atingem mais de 2 000 km/h.