Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
Como fazer esse 'desmame'? Segundo o psiquiatra Elko Perissinotti, vice-diretor do Hospital Dia do IPq (Instituto de Psiquiatria) do HC da USP, é recomendável fazer a retirada gradual de um antidepressivo. "Se a dose era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante."
Em caso de depressão recorrente, o uso do escitalopram é recomendado por vários anos, para evitar novos episódios. O tratamento não deve ser descontinuado sem consultar o médico. O médico pode recomendar que a dosagem seja diminuída gradativamente até que pare de tomar por completo.
Interrupção do tratamento Não é recomendado que o tratamento realizado com Venlafaxina seja interrompido repentinamente. O médico instrui o paciente a fazer a diminuição progressivamente, até parar de tomar por completo.
O tempo de desmame depende da dose que vem sendo empregada. Geralmente, após 5 dias de suspensão da Venlafaxina, já não se espera que os efeitos de retirada ainda estejam presentes.
em média, a venlafaxina leva 2 semanas para sair de seu organismo. Os efeitos da retirada dessa medicação sao muito ruins. Assim, converse com seu médico sobre esquemas graduais de redução de dose.