crossorigin="anonymous">
A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. ... ocorre crase porque há uma determinação das horas. Ocorre a contração da preposição de com o artigo as antes da primeira horas (de + as = das), ocorrendo também a contração da preposição a com o artigo as antes da segunda hora (a + as = às).
Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”.
Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008. O ano de publicação de atos normativos deve ser escrito com quatro algarismos, após a barra: Lei de Licitações/1993; Lei n. 8.
O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não? Veja a explicação do professor: Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
Atenção 3: Crase entre dias da semana ou entre meses (não): De segunda a sexta-feira; De março a dezembro.
1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).
A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante. ...
Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
Quanto a: Quando não há crase? Em diversas situações não ocorre crase, porque não há contração da preposição a com nenhum termo, mantendo-se sozinha. Isso acontece, por exemplo, antes da maior parte dos pronomes e antes de verbos.
Cinco dicas simples sobre o uso da crase:
Antes de Pronomes Indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de "s"): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Veja 5 dicas para usar a crase da maneira correta:
Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. ... Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
Crase é o nome que se dá à união da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou com o “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele(s)”, “aquela(s)” e “aquilo”, ou, ainda, com o “a” inicial dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”. Ao acento indicador de crase dá-se o nome de acento grave.
Crase é a fusão de duas vogais iguais, é a contração de dois “aa”. Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”.
A crase deve ser usada nos seguintes casos:
Resposta. Uma fórmula do Excel sempre começa com um sinal de igual (=). Excel para a Web interpreta os caracteres que seguem o sinal de igual como uma fórmula. Depois do sinal de igual estão os elementos a serem calculados (os operandos), como constantes ou referências de célula.