Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa). Apesar do avanço científico na Periodontia nos últimos anos, pouco se sabe a respeito dos fatores causadores da periodontite.
Dentro do ambiente tridimensional que é o biofilme, os microrganismos podem e devem estabelecer comunicação. As primeiras células que se fixam no substrato são responsáveis por produzir sinais que vão atrair mais e mais bactérias para que, de forma cooperativa, secretem as substâncias que irão formar o biofilme.
FIGURA 2: Cinco etapas da formação do biofilme. 1- Adesão inicial; 2- Adesão irreversível; 3- Formação do esqueleto/arquitetura; 4- Amadrecimento e 5- Desprendimento com início de novo ciclo com a formação de um mais biofilme.
O processo da limpeza no consultório consiste na remoção da placa e do tártaro sobre os dentes, por meio de escovas rotatórias e pasta profilática, instrumentos manuais ou por meio do aparelho de ultrassom odontológico.
Uma destartarização ou tartarectomia, vulgarmente chamada de limpeza de dentes, é um procedimento ou tratamento efetuado por um médico dentista ou higienista oral qualificado, que serve para remover ou tirar o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.
⭕Diversas enfermidades bucais, como periodontite, gengivite ou cárie, podem ser impedidas de avançar caso estejam acontecendo há somente 6 meses. Por isso, é tão importante fazer a limpeza dos dentes com essa frequência. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio.
Como Fazer a Limpeza dos Dentes com Aparelho Ortodôntico
Sempre recomendo que se faça raspagem de tártaro a cada seis meses. ... Sendo assim, recomendo aos meus pacientes que usam aparelho, retornos a cada três meses para que se faça uma avaliação periodontal para se prevenir gengivites, mal hálito e outros possíveis problemas.