A gálea aponeurótica ou aponeurose epicraniana é uma aponeurose (uma camada dura de tecido fibroso denso) que cobre a parte superior do crânio em humanos e em vários outros animais.
Possui uma inserção na ponta e asa do nariz. Como ação é responsável também pelo movimento do nariz (asa do nariz) e expressão facial da emoção e estado de esforço. O músculo prócero encontra-se entre as órbitas. Origina no osso nasal (dorso) e se insere na cútis (na região da glabela).
Músculo occipitofrontal
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
A fáscia é definida como camadas de tecido conjuntivo, que reveste o músculos e vísceras, que tem funções fundamentais no nosso corpo, como proteção, revestimento, absorção de impacto, entre outros.
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Uma junção neuromuscular é a junção entre a parte terminal de um axônio motor com uma placa motora, que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
Junção neuromuscular
A junção é constituída por ramificações de axônios motores na superfície da célula muscular, cada ramificação forma um botão pré-sináptico, separado do terminal pós-sináptico, correspondente à membrana sarcoplasmática, pela goteira sináptica.
Fases: Estímulo alteração da polaridade da célula (potencial de membrana em repouso) ativação de canais iônicos voltagem-dependentes (Na) geração de potencial de ação (despolarização) propagação da alteração (PA) até as terminações do neurônio (ativação dos botões terminais – liberação de neurotransmissor).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência temporal correta dos eventos na junção neuromuscular. Captação de Ca2+ na terminação pré-sináptica; liberação de acetilcolina (Ach); despolarização da placa motora do músculo. ... Captação de Ca2+, potencial de ação na placa motora; potencial de ação no músculo.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito - corpo celular -axônio).
O motoneurônio é um neurônio eferente que controla os movimentos voluntários do músculo esquelético representando o caminho final de todos os sinais descendentes e reflexos (MORITANI, 2006).
Os neurônios motores são células que controlam a atividade dos músculos esqueléticos. ... Os axônios dos neurônios motores superiores seguem por tratos descendentes para fazer sinapse com neurônios motores inferiores e/ou interneurônios do tronco encefálico ou na medula espinhal.