crossorigin="anonymous">
As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagnético existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, o raio ultravioleta e o raio X.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. A sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagar-se. São exemplos desse tipo de onda a luz, raio X, micro-ondas, ondas de transmissão de sinais, entre outras.
Ondas eletromagnéticas não precisão de um meio material (ar, água, ferro...) para se propagar, ou seja podem se propagar no vácuo. Já as ondas mecânicas (som) só se propagam por um meio material exemplo o ar, e não propagam-se no vácuo. Como diferenciar infravermelho e microondas.
Ondas de rádio possuem a menor frequência e o maior comprimento de onda indo de 10 metros até 10 quilômetros; Luz visível vai de 8. ... m que é à luz violeta; Já o raio-x tem comprimentos de onda entre e .
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol). ... Por ter a mesma velocidade da luz, Maxwell pôde concluir que a luz é uma onda eletromagnética.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
Resposta. Os radares trabalham com a emissão de ondas que chocam em objetos e equipamentos, sofrem reflexão que irá retornar ao radar, que irá ler essas ondas e detetar a proximidade de objetos. Os celulares não determinam a proximidade dos objetos, mas captam as ondas eletromagnéticas.
Resposta: Normalmente os usuários se comunicam utilizando apenas uma banda de frequência através dos celulares. O sistema de telefonia utiliza ondas de rádio para estabelecer a comunicação entre as torres de transmissão e os celulares e transmitir os dados.
Era uma vez alguns engenheiros que resolveram mudar o rumo da história. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. ...
O celular funciona por meio de ondas curtas de rádio, que são transmitidas a uma central que identifica o número chamado e então encaminha a ligação, estabelecendo uma chamada entre os dois aparelhos.
Na União Soviética, o primeiro celular foi desenvolvido em 1955 por Leonid Kupriyanovich. ... Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983. Este celular marcou a primeira geração.
O telefone celular foi criado comercialmente nos anos 80, pelo empregado da Motorola, Martin Cooper. ... O modelo em questão era o Motorola DynaTAC 8000X, que possuía 25 centímetros de comprimento e sete centímetros de largura, pesava um quilo e sua bateria durava 20 minutos.