Não há jornal ou revista que não contenha pelo menos uma frase ou oração iniciada pela conjunção adversativa “porém”. ... Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.
Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.
A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito.
Use um advérbio para começar uma frase. Esse advérbio, em alguns casos, é seguido por uma vírgula. Observe a seguinte frase: "O cachorro estava lá fora". Se você adicionar um advérbio ao começo dela, o significado muda um pouco: "De repente, o cachorro estava lá fora".
Existem três posições possíveis para um advérbio: no início da oração, no fim da oração ou no meio da oração. No meio da oração é: antes do verbo principal: Don never smokes. após um (o primeiro) verbo auxiliar: We have just eaten supper.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.